O que é Residência Inclusiva

A Residência Inclusiva é uma unidade ou equipamento da Assistência Social onde é ofertado o Serviço de Acolhimento Institucional para jovens e adultos com deficiência.  Visa assegurar proteção integral na modalidade de abrigo, para jovens e adultos com deficiência em situação de dependência, por meio de um serviço especializado organizado em pequenos grupos, inserido na comunidade, garantindo o direito a uma vida digna, de qualidade e participativa, além de promover o desenvolvimento da autonomia, independência e emancipação pessoal e social desses cidadãos.

Funcionamento:

 O Serviço deve funcionar 24 horas, de forma ininterrupta. Deve ser realizado em unidades semelhantes à residências, adaptadas e com estrutura física adequada,  com equipe especializada e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas.

As Residências Inclusivas devem, necessariamente, estar inseridas em áreas residenciais na comunidade, com o mesmo padrão das casas vizinhas. O imóvel deve ser adaptado e amplo o suficiente para propiciar conforto e comodidade, estar localizado em região de fácil acesso e que ofereça recursos de infraestrutura e serviços. Todo o mobiliário e equipamentos devem ser adaptados e estar de acordo com as necessidades dos usuários. Os ambientes  devem ser providos de iluminação adequada, ventilação e devem ofertar condições de habitabilidade, privacidade, segurança, salubridade, higiene e limpeza.

Não devem ser instaladas placas indicativas da natureza institucional da unidade, com a finalidade de não estigmatizar os usuários do serviço.

A equipe deve contar com Coordenador, Psicólogo, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, motorista, cuidadores e auxiliares de cuidador.

Público atendido:

Jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, prioritariamente beneficiários do BPC, que não disponham de condições de autocuidado, de auto sustentabilidade, de convívio familiar e/ou que estejam em processo de saída de instituições de longa permanência. Observamos que crianças e os adolescentes com deficiência que precisem ser temporariamente afastadas de suas famílias de origem, não devem ser atendidos em Residências Inclusivas, mas sim incluídos nos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes.

A capacidade de atendimento de cada residência deve ser de até 10 jovens e adultos com deficiência. Poderão conviver na mesma unidade pessoas acima de 18 anos com diferentes tipos de deficiência, de ambos os sexos, devendo ser respeitadas as questões de gênero, idade, religião, raça e etnia, orientação sexual e situações de dependência.

OBJETIVOS DO SERVIÇO:

  1. Ofertar de forma qualificada a proteção integral de jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência;
  1. Promover a inclusão de jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, na vida comunitária e social;
  1. Contribuir para a interação e superação de barreiras;
  1. Contribuir para a construção progressiva da autonomia, com maior independência e protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária.

REDE DE ATENDIMENTO:

Em 2018, a FASPG firmou Termos de Colaboração com 02 Organizações da Sociedade Civil para execução do Serviço de Acolhimento Institucional para jovens e adultos com deficiência:

Entidade Endereço Metas Valor mensal repassado
Associação de Atendimento para Portadoras de Necessidades Especiais Nossa Senhora de Lourdes – AAPNENSEL Rua Brigadeiro Rocha Loures, nº 85 – Jardim Carvalho

Fone: 3086-2690

assonoselourdes@gmail.com

10 pessoas com deficiência R$ 33.000,00
Associação Pontagrossense de Emancipação para Deficientes Físicos – APEDEF Frei Luiz de Souza, nº 64 –  Oficinas

Fone: 3222-4288

apedef@yahoo.com.br

10 pessoas com deficiência R$ 33.000,00

Referências:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s