Departamento de Gestão do SUAS – DGSuas

O Departamento de Gestão do SUAS é responsável pelas ações de aprimoramento da gestão da Política de Assistência Social, no âmbito da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa – FASPG.

Executa ações voltadas ao planejamento, articulação, monitoramento, regulação, avaliação e assessoramento técnico dos benefícios, serviços, programas e projetos realizados pela rede socioassistencial governamental e não governamental no município de Ponta Grossa.

As ações de aprimoramento da gestão são divididas em eixos de trabalho, sendo: vigilância socioassistencial e monitoramento, regulação do SUAS e gestão do trabalho.

O DGSUAS é responsável ainda pela alimentação dos aplicativos e programas do Sistema Rede SUAS do Governo Federal, compreendendo o CADSUAS, SUASWEB, CNEAS, Censo SUAS, RMA, entre outros, bem como a elaboração dos instrumentos de gestão da Assistência Social previstos na Lei Orgânica da Assistência Social e nas Normas Operacionais do SUAS.

Diretora do Departamento: Assistente Social Sandra Regina Wichert Cisco

  1. Divisão de Monitoramento:

Cabe a esta Divisão a produção, sistematização, análise e disseminação de informações a respeito do tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede socioassistencial governamental e não governamental.

O monitoramento visa fundamentar a tomada de decisões sobre a condução da Política Pública de Assistência Social, através da observação, coleta e análise sistemática de dados e indicadores sobre o desenvolvimento dos serviços, programas e projetos. Assim, permite o gerenciamento dos recursos disponíveis, a correção de desvios e a solução dos problemas que surgem ao longo do processo de execução dos serviços, buscando a melhoria na qualidade das ações desenvolvidas.

São utilizados os seguintes procedimentos e instrumentais técnicos: visitas institucionais, relatórios, formulários, relatórios de pessoas atendidas (frequência mensal de usuários), relatórios de atendimentos mensais dos CRAS e CREAS, sistematização de dados, entre outros.

Chefe de Divisão: Assistente Social Gisele Ferreira Kravicz

  1. Divisão de Gestão do Trabalho:

A Divisão de Gestão do Trabalho atua conforme os princípios e diretrizes da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Suas, da Norma Operacional Básica do Suas e da Lei Orgânica de Assistência Social, tratando das questões relacionadas ao trabalho social e aos trabalhadores do SUAS.

A gestão do trabalho compreende o planejamento, a organização e a execução das ações relativas à valorização do trabalhador, à estruturação do processo de trabalho institucional e a implementação sistemática de ações de formação e capacitação que potencializem a efetivação e a qualidade do Suas.

Chefe de Divisão: Assistente Social Denise Mª Grachinski Frasson

  1. Divisão de Regulação do SUAS:

Cabe à esta Divisão a divulgação das normativas do SUAS e a elaboração conjunta com a Proteção Social Básica e Especial, de atos regulamentares a nível Municipal (leis, regras, normas, instruções, orientações técnicas, entre outros), bem como pela execução de ações que assegurem o cumprimento dessas regulamentações.

A regulação do SUAS visa a busca pela eficiência, eficácia e efetividade das ações da Assistência Social, visando à qualidade e equidade na oferta e acesso aos usuários. Tem ainda como objetivo propor normas e procedimentos para gestão da política de Assistência Social, padronizando a prática.

Chefe de Divisão: Assistente Social Lucília do Rocio Lopes Andrade

4. Divisão de Vigilância Socioassistencial

A Vigilância Socioassistencial tem como objetivo a  produçãosistematizaçãoanálise e disseminação de informações territorializadas. É a área de gestão da informação, dedicada a apoiar as atividades de planejamento, de supervisão e de execução dos serviços socioassistenciais por meio do provimento de dados, indicadores e análises.

É  responsável ainda pela alimentação dos aplicativos e programas do Sistema Rede SUAS do Governo Federal, compreendendo o CADSUAS, SUASWEB, CNEAS, Censo SUAS, RMA, entre outros, bem como a elaboração dos instrumentos de gestão da Assistência Social previstos na Lei Orgânica da Assistência Social e nas Normas Operacionais do SUAS.

Chefe de Divisão: Assistente Social Taísa de Cássia Gomes

Departamento de Gestão do SUAS: